Curiosidades sobre a capital paranaense, Curitiba! | App Onde Ir Curitiba
Background Image

Curiosidades sobre a capital paranaense, Curitiba!

Curitiba é umas das cidades mais antigas do Sul do Brasil, conta com muitos centros históricos e prédios que marcaram a história do Paraná. Mas muitas vezes, com a correria do dia a dia, trabalho, faculdade e outras obrigações esses aspectos acabam sendo esquecidos e deixados de lado. Conhecer um pouco mais da nossa linda capital é muito importante, principalmente os lugares que passamos todos os dias e não prestamos atenção, como é o caso do Largo da Ordem, Centro Cívico, São Francisco e Santa Felicidade.

Aos 325 anos a cidade de Curitiba passou por muitos momentos que marcaram a sua história, mas cada uma delas marcou de uma forma diferente e inesquecível a cidade. Durante o século XX foi enfrentada a acelerada urbanização, gerando cada vez mais empregos, indústrias, escolas, hospitais e imóveis em Curitiba, tudo isso é consequência da migração do campo para a cidade e a substituição da mão agrícola pelas máquinas. Continue lendo o artigo e confira todos os centros históricos da capital paranaense e o que fazer durante o final de semana. Confira!

Prédios históricos em Curitiba

Na nossa linda cidade se encontram alguns dos prédios mais antigos do país e que valem muito a pena conhecer e ir passar um momento agradável, seja em um final de semana ou uma passadinha rápida durante a corrida rotina do dia a dia. O Palácio Avenida é um dos prédios com mais anos, construído em 1927. Atualmente é um ícone do natal Curitibano, uma vez que todos os anos as crianças se apresentam na janela e proporcionam um dos espetáculos mais bonitos do país, deixando todas as pessoas emocionadas e em espirito natalino.

O prédio histórico da UFPR também entra na lista, localizado na Praça Santos Andrade. A construção começou a ser feita no ano de 1913, um ano depois a universidade foi inaugurada como uma instituição privada. Com o passar dos anos o prédio foi sofrendo alterações e mudanças para melhorar até chegar à famosa e conhecida Universidade Federal do Paraná que conhecemos atualmente.

Turismo na cidade

Não há dúvidas que Curitiba possui vários pontos turísticos que valem muito a pena conhecer e entender um pouco mais sobre a sua cultura, são passeios incríveis que podem ser aproveitados em família e com amigos. Mas sempre surge aquela pergunta básica, quais lugares visitar primeiro? Calma, vamos fazer uma lista simples e rápida que irá ajudar e facilitar está decisão.

O Museu Oscar Niemeyer, conhecido como Museu do Olho, é um dos lugares mais tradicionais da cidade e que mais recebe turistas ao longo do ano. Está localizado no bairro Centro Cívico, conta com uma das programações mais interessantes de Curitiba. Além disso, conta com um parque na parte de trás do museu, um lugar incrível para aproveitar em família e levar os cachorros para curtir junto.

A Ópera de Arame também faz parte dos principais pontos turísticos da capital, inaugurada em 1992, recebe vários tipos de shows e apresentações de diferentes estilos. Mas o que realmente impressiona e chama muito a atenção do publico é a sua localização, já que se encontra no meio de lagos, vegetação típica e cascatas.

Não tem como visitar a cidade de Curitiba e não conhecer a Torre Panorâmica, considerado o ponto mais alto da capital. Localizada no bairro das Mercês, um dos bairros mais comerciais. Vale lembrar que para poder entrar é cobrada uma taxa de 5 reais por pessoa e 2,50 para crianças entre cinco e nove anos.

Parques, quais conhecer?

Uma coisa que não falta em Curitiba são parques, a cidade está repleta de lugares bons para descansar e passar um inesquecível sábado e domingo com a família. Entre eles temos o conhecido parque Barigui, Tingui, Tanguá, São Lourenço e muitos mais, vamos entender um pouco mais sobre cada um deles.

O parque Barigui está localizado em um dos bairros mais chiques da cidade, apresentando o metro quadrado mais caro de aluguel de apartamentos em Curitiba. Isso se da pela maravilhosa vista que eles possuem do parque e uma tranquilidade que chega a dar inveja. Durante os finais de semana o parque costuma ser o ponto de encontro preferido dos curitibanos, muitas pessoas aproveitam para andar, conversar, correr ou simplesmente ficar sentados apreciando a paisagem.

O parque Tanguá também entra na lista dos locais mais frequentados, conta com inúmeras áreas verdes próximas à nascente do Rio Barigui. Além disso, possui uma cascata, dois lagos e um incrível túnel artificial. O parque ainda conta com um mirante e ciclovias.

Próximo da conhecida Ópera de Arame está o parque São Lourenço, com muitas casas para alugar em Curitiba, uma vez que é um lugar tranquilo e longe do trânsito intenso do centro. Aqui podem ser encontradas várias exposições, funcionando como uma casa de cultura e um centro de criatividade. A ciclovia é muito utilizada pelas pessoas que vem desde o parque da Barreirinha até o centro da cidade.

O parque Tingui está localizado no bairro São João, inaugurado em homenagem aos indígenas que habitaram a região de Curitiba. Conta com ciclovia, pista de cooper, pontes de madeira, iluminação, churrasqueiras, quadras de futebol, estacionamento e sanitários, todos esses itens garantem uma tarde inesquecível no parque.

O Jardim Botânico não pode esquecido, já que é um dos lugares mais tradicionais de Curitiba e muito visitado pelos turistas. Conta com uma estufa de estrutura metálica e vidro, abriga algumas das espécies botânicas da Floresta Atlântica. É um lugar muito bonito e agradável para passar o final de semana, possui ciclovias e muitas opções de lazer. Por isso, monte sua programação e conheça todos os centros turísticos que a cidade de Curitiba possui, aproveite cada momento sempre na melhor companhia!

Continue acompanhando nossas postagens e fique por dentro de todas as novidades sobre a linda Curitiba. Compartilhe em suas redes sociais, certamente irá ajudar muitas pessoas em sua visita para a capital paranaense!

Para maiores informações sobre os lugares que você quiser visitar ou até para outras promoções, basta baixar o App Onde Ir Curitiba! Aproveite!
App Onde Ir Curitiba

[email protected]

O mais completo guia digital da cidade de Curitiba na palma de suas mãos. Baixe gratuitamente no seu celular! Disponível para Android e iOS

  • Booking.com
Sem Comentários

Fazer um Comentário