Curitiba será palco do melhor do Flamenco | App Onde Ir Curitiba
Background Image

Curitiba será palco do melhor do Flamenco

flamenca

De 6 a 10 de setembro, será realizada em Curitiba a “Mostra Arte Flamenca”. Organizada pela bailarina Carmen Romero, o evento trará para espaços como a Casa Hoffmann e  Teatro José Maria Santos apresentações com grupos nacionais e também com a bailarina Inmaculada Ortega, vinda do Centro de Arte Flamenca Amor de Dios, na Espanha. Também estão previstos cursos para iniciantes e para turmas avançadas de cante, castanholas, guitarra flamenca, percussão e baile. Os detalhes sobre como se inscrever para as turmas e também para participar – gratuitamente – das apresentações estão no site www.mostraarteflamenca.com.br.

 

Sobre o flamenco

 

Arte popular aplicada ao modo particular de dançar, cantar e tocar guitarra, o Flamenco é proveniente da região de Andaluzia, no sul da Espanha. Os primeiros testemunhos de seu surgimento datam do século XVI; e os locais de origem seriam Sevilla, Jerez e Cádiz, as três cidades consideradas a “Santíssima Trindade” do Flamenco. Suas raízes estão calcadas num sedimento artístico composto por diferentes e sobrepostas civilizações como a árabe, judaica, hindu-paquistã, bizantina e cigana.

 

O cante (canto) é marcado pela melancolia, pelo fatalismo e pelo sentimento trágico da vida. Para os ciganos a música é parte integrante do dia a dia e essencial nas datas festivas. Tudo o que necessitam para iniciá-la é uma voz e acompanhamento rítmico, como palmas ou golpes dos pés no solo. Assim, na música flamenca, encontramos diferentes ritmos, agrupados em famílias de acordo com a estrutura, melodia e temática comum entre eles.

 

Confira abaixo alguns dos horários e locais das apresentações gratuitas:

 

DIA 6/9/17 – QUARTA-FEIRA

20h – TEATRO JOSÉ MARIA SANTOS

CARMEN ROMERO DANÇA FLAMENCA  (Curitiba)

Homenagem aos grupos e convidados integrantes do evento, ressaltando a importância da Cidade de Curitiba, do Estado do Paraná, do Brasil e da Espanha, que inspiraram e possibilitaram a realização da  Mostra Arte Flamenca em Curitiba.

 

DIA 7/9/17 – QUINTA-FEIRA

20h – TEATRO JOSÉ MARIA SANTOS 

CIA. E ESCOLA DE DANÇA FLAMENCA MICHEL CÁSSIN  (Londrina)

Premiada no Festival Internacional de Buenos Aires, a companhia trabalha com os flamencos clássico e estilizado .

 

DIA 8/9/17 – SEXTA-FEIRA

20h – TEATRO JOSÉ MARIA SANTOS

CIA. AIRE FLAMENCO

Criada e dirigida por Cristiane Macedo, desde 2007 leva a arte flamenca à teatros, escolas, empresas, praças, hospitais, restaurantes, universidades e outros, com o objetivo de apresentá-la a todo público.

EL FLAMENCO DE RENAN CASTELLON (Telêmaco Borba)
 
Renan Castellon é Boliviano, Professor e Coreógrafo diplomado no Ballet Oficial de La Paz (Bolivia), com formação completa em dança clássica e baile Espanhol.

 

DIA 9/9/17 – SÁBADO

20h – TEATRO JOSÉ MARIA SANTOS

INMACULADA ORTEGA

Maestra do Centro de Arte Flamenca “Amor de Dios”, em Madri.

Artista convidada para atuar no “Tablao Flamenco Corral de La Moreria” em Madri, junto a Joaquin Ruiz e Javier Baron.

Atualmente organiza e dirige o “Taller Flamenco Miraflores”, evento com grande crescimento internacional.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (041) 3262-9782, sempre a partir das 14h, no Espaço Carmen Romero Dança Flamenca.

 

Para maiores informações sobre os lugares que você quiser visitar ou até para outras promoções, basta baixar o App Onde Ir Curitiba! Aproveite!
App Onde Ir Curitiba

[email protected]

O mais completo guia digital da cidade de Curitiba na palma de suas mãos. Baixe gratuitamente no seu celular! Disponível para Android e iOS

Sem Comentários

Fazer um Comentário