Espetáculos gratuitos na Mostra Novos Repertórios | App Onde Ir Curitiba
Background Image

Espetáculos de teatro gratuitos na Mostra Novos Repertórios

Mostra Novos Repertórios

Que tal quebrar o gelo indo ao teatro? Em Curitiba, o teatro não para, mesmo no inverno rigoroso a produção segue em alta. Durante dez dias, de 24 de julho a 02 de agosto, os curitibanos terão a oportunidade de assistir de graça os mais recentes trabalhos das principais companhias de teatro da cidade.  A 10ª edição da Mostra Novos Repertórios irá trazer 12 espetáculos teatrais e de dança para os palcos do Centro Cultural Teatro Guaíra. Além dos teatros Guairinha e Miniauditório, haverá apresentações também ao ar livre, na Praça Santos Andrade.

 

Em paralelo o evento também irá realizar bate-papos, encontros e debates com artistas locais, convidados de outras cidades, críticos e programadores de festivais e espaços culturais do país. Uma Rodada de Negócios, com o intuito de promover a economia criativa na área também está na programação, bem como encontros diversos como festas, almoços, leituras dramáticas, ensaios abertos promovidos pelas companhias de teatro em suas próprias sedes. Irão participar desta ação que ganhou o nome de MI CASA SU CASA: companhia brasileira de teatro, Companhia Marcos Damaceno, Cia dos Palhaços, Cia Senhas, Grupo Obragem e Casa Selvática.

 

A realização da Mostra é da Pró Cult e conta com o incentivo da Celepar, viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Curitiba. “Esta iniciativa que nasceu em 2007, dentro do Festival de Teatro de Curitiba, surgiu da vontade e da necessidade de valorizar e dar maior visibilidade, tanto local quanto nacional, aos artistas de teatro da nossa cidade”, afirma a produtora Michele Menezes, idealizadora e coordenadora do projeto.

 

O sucesso das edições anteriores vem consolidando o evento no panorama cultural da cidade e, sobretudo, vem ao encontro do desejo das companhias de manter seus repertórios em movimento.

 

“Além de promover um intercâmbio entre os artistas, a Mostra traça um panorama da produção teatral curitibana, localizando e indicando, a partir de diferentes perspectivas, o que de melhor tem se produzido atualmente na cidade. Trata-se de uma possibilidade das peças voltarem em cartaz e alcançarem mais pessoas. Qualidade e diversidade artística caracterizam a Mostra que tem como prioridade oferecer ao público uma programação de excelente qualidade, acessível a todos”, revela a atriz, produtora e tradutora Giovana Soar, responsável pela direção artística do evento. “A ideia é proporcionar, a longo prazo, um amplo acesso da população ao teatro e reunir artistas criadores, de várias áreas, em torno de um evento de compartilhamento, encontro e união de forças”, conclui.

 

A outra novidade é que agora a Mostra conta com uma equipe de curadores. Este ano formada por: Fabio Kinas (artista, pesquisador e professor), Henrique Saidel (artista, diretor e professor UNESPAR-FAP), Laura Haddad (atriz, diretora, produtora cultural e professora PUCPR) e Nina Rosa Sá (diretora, dramaturga e roteirista). “Nosso foco foi abrir o foco. Tentamos ao máximo criar uma ideia de panorama, revelando de fato a paisagem artística curitibana. Outro norte das nossas escolhas foi buscar o que se faz em Curitiba com fôlego suficiente para alçar outros voos, o que de mais relevante acontece aqui e merece ser visto ou revisto, que tem potencial de trazer público e de dialogar com diversos públicos”, conta a curadora Nina Rosa Sá.

 

“O espaço da Novos Repertórios é totalmente dedicado à cena curitibana, algo de suma importância para criar relações entre artistas e público, para que a cidade reconheça sua própria arte, para que artistas possam travar encontros e se propor cada vez mais a novas parcerias. E também porque existe um grande esforço em trazer críticos, curadores, programadores de espaços para compartilhar desse momento, para que os artistas os conheçam e para que eles conheçam as obras produzidas por estes artistas. É um evento de suma importância, para a classe artística, para os profissionais que vem de fora e para a cidade”, complementa.

 

“Nossa cidade é uma das que mais produz teatro, queremos que o público veja como a produção local é realmente boa, eclética e atende aos mais diversos gostos, portanto merece ser incluída, o ano todo, como opção de lazer na agenda dos curitibanos. Por isso, este projeto visa também à formação de público, a intenção é ampliar o número de frequentadores de teatro e a frequência deles principalmente nas produções da cidade”, vislumbra Menezes.

 

A Mostra inicia no dia 24 (segunda-feira) com duas apresentações:

-COREOGRAFIA ESTUDO #1, de Michelle Moura, às 17h, na Praça Santos Andrade.

-NO DIA SEGUINTE – A QUASE HISTÓRIA DA TELEVISÃO BRASILEIRA, com o Grupo Antropofocus, às 21h, no Guairinha.

Confira a Programação:

Para maiores informações sobre os lugares que você quiser visitar ou até para outras promoções, basta baixar o App Onde Ir Curitiba! Aproveite!
Sem Comentários

Fazer um Comentário