Roteiro na Vila Hauer, em Curitiba | App Onde Ir Curitiba
Background Image

Roteiro: os lugares que você precisa conhecer na Vila Hauer

A história do bairro Hauer, ou da Vila Hauer como muitas vezes é chamado, tem origem com a vinda da família Hauer de Joinville para Curitiba. José Hauer Senior (em algumas fontes encontramos Robert Hauer)  se estabeleceu aqui em 1863 na companhia dos pais e irmãos e adquiriu uma grande parcela de terra. Após a sua morte, seus filhos partilharam o terreno e começaram a loteá-lo, dando origem ao bairro. Outros bairros como Boqueirão, Lindoia, Fanny também nasceram de antigos terrenos dominadas por alemães.

 

Um dos maiores marcos deixados pela família (mas que atualmente não fica no bairro Hauer, e sim no São Francisco) foi a sua antiga residência: o Castelo Hauer, construído no século XIX. Um dos principais detalhes da casa é a torre que José Hauer Senior construiu para “observar a Serra do Mar”. Nos anos 2000, o local passou a ser usado pelo Centro Universitário Internacional UNINTER e hoje, após ser restaurado, o local abriga o Teatro Uninter.

Foto: Castelo Hauer | Fonte: fotografandocuritiba.com.br

Mesmo com o passar do tempo, atualmente ainda há muito mais o que ser explorado no Hauer. Separamos as principais atrações, desde bosques até cervejarias para você descobrir o que o bairro tem de melhor!

Reinhard Maack: o bosque com a melhor Trilha de Aventura de Curitiba

Apesar de existir desde 1989, o bosque Reinhard Maack nem sempre é lembrado nos roteiros curitibanos. O que não deveria acontecer, já que é um lugar extraordinário, principalmente para as crianças, que podem brincar na trilha de aventura, com equipamentos que lembram os usados pelo Exército, e também fabricar e empinar suas pipas, já que lá existe um pipódromo. O bosque sofreu algumas reformas, reabriu recentemente e ficou ainda mais bonito com a ciclovia e os brinquedos restaurados. Além de toda a diversão, o Reinhard Maack tem grande importância quando o assunto é o meio ambiente. Ele conta com um pavilhão de educação ambiental e grupo de escoteiros. O bosque é coberto de “capões” com vegetação original de Curitiba, como araucárias, aroeiras, bracatingas e outras espécies vegetais.

O bosque abre aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 16h30. Mas atenção porque ele fecha em dias de chuva, então é bom tomar cuidado.

 

Quer conhecer mais sobre os outros bairros de Curitiba? Clique aqui para conhecer o Batel e aqui para conhecer Santa Felicidade.

Bodebrown: a primeira cervejaria-escola do Brasil

A Bodebrown é uma das cervejarias mais premiadas da América do Sul. Além de ser a precursora do autosserviço de chope no país, desde sua fundação em 2009, ela tem sido pioneira no renascimento da cerveja artesanal no Brasil. A cada três meses, a Bodebrown promove o Beer Train (o primeiro passeio turístico de trem com degustação de cervejas e comidas), além de ter iniciado a cultura do growler no país com o Growler Day, que acontece todas as sextas e sábados com venda de chopp fresh direto dos tanques da cervejaria. Abaixo, você confere o vídeo divulgação do Growler Day. A fábrica na Bodebrown fica na R. Carlos de Laet, 1015. Obviamente, no bairro Hauer.

Onde comer no Hauer: os melhores restaurantes da região

Grill Brasil

A churrascaria Grill Brasil oferece rodízio de 18 carnes e 15 opções de massas, além de seis tipos de salada, servidas na mesa. Entre as carnes, uma das mais pedidas é o Filé Brasil (filé argentino com tempero especial da casa), e entre as massas, nossa dica é o conchiglione de carne seca ao molho madeira. Também são servidas massas doces e a sobremesa está inclusa no rodízio, que sai por apenas R$40 de terça a sábado e R$50 aos domingos e feriados.

O restaurante fica na  Rua Tenente Francisco Ferreira Souza, 915 e funciona de terça a sábado das 11h às 15h30min e das 18h30min às 23h. Nos domingos, abre somente no horário de almoço.

Foto: Divulgação Grill Brasil | Fonte: www.facebook.com/GrillBrasil

Se a sua estadia em Curitiba será extremamente rápida e você quer saber o que não pode faltar na visita, separamos aqui alguns dos pontos turísticos mais importantes da cidade.

Cantina Cassioli

Desde 1995, a pizzaria agrada a todos com um ambiente simples, mas familiar, um cardápio muito variado e um espaço aconchegante. Eles oferecem pizzas, massas, porções e sucos feitos na hora. Uma das mais requisitadas é a de frango com catupiry, mas se você quiser provar algo diferente, nós sugerimos a pizza de nachos.

A Cantina Cassioli fica na R. Prof. João Soares Barcelos, 1030. Eles atendem todos os dias das 18h às 23h30.

Foto: Pizza da Cantina Cassioli | Fonte: www.facebook.com/CantinaCassioli

Dukalle Café

Se você só quer um lanche ou um café delicioso, a Dukalle pode ser uma boa pedida. Você pode provar um Mochaccino ou um delicioso drink de café gelado com Ovomaltine acompanhando aquele pastel de carne assado ou um Stroppwafels a sobremesa holandesa que é novidade na casa. Além das delícias da casa, você também pode consultar algumas opções de pacotes de viagens.

Eles ficam na Av: Marechal Floriano Peixoto, 5636. Eles abrem de segunda a sexta das 8h às 18h e  e aos sábados das 8h às 12h.

Foto: Dukalle Café | Fonte: tripadvisor.com.br

Para curtir a noite em Curitiba: Karaokê Love Story

Com mais de  10 mil músicas, o karaokê Love Story pode ser uma boa opção para agitar sua noite na Vila Hauer de uma forma um pouco diferente. Lá, não existe cantor bom ou ruim, o que importa é fazer a festa! E para perder a vergonha de cantar, até meia noite eles oferecem double de tequila, jurupinga e caipirinha de vinho.

Além da localização no Hauer (na R. Avenida Marechal Floriano Peixoto – 8280), o karaokê Love Story também conta com outra unidade no Batel, na Rua Bispo Dom José, 2753. Eles abrem sexta e sábado a partir das 20h.

 

Para maiores informações sobre os lugares que você quiser visitar ou até para outras promoções, basta baixar o App Onde Ir Curitiba! Aproveite!
  • Booking.com
Sem Comentários

Fazer um Comentário